28 Oct
28Oct

Vamos falar sobre a Depressão

A depressão funciona como um sistema complexo de sintomas e alguns deles para impulsionam os processos depressivos. Logo, o diagnóstico confiável é um pré-requisito essencial para o tratamento bem-sucedido.

Os sintomas são indicadores da doença, pois na depressão eles agrupam porque se originam de uma causa comum, muitas vezes, como por exemplo: a insônia pode causar fadiga que por sua vez desencadeia dificuldade de concentração, problemas emocionais, físicos e intelectuais. Esses problemas podem ser organizados em ciclos estáveis que são difíceis de escapar.

Alguns sintomas de estados depressivos são: insônia, tristeza, irritabilidade, ansiedade, variação do humor, mudança no apetite, dificuldade de tomada de decisão, sentimento de culpa, pessimismo, ideação suicida, perda de energia, perda de prazer, perda no interesse sexual, agitação psicomotora, reclamações somáticas, medo, pânico, fobias, problemas gastrointestinais, sensibilidade interpessoal e paralisia.

Esse quadro de comportamentos e sentimentos prejudicam a funcionalidade do indivíduo causando prejuízos em diversas áreas da vida, como no trabalho, nos relacionamentos, na escola, na família e entre outros contextos sociais.

A pessoa acometida se sente desamparada, pois emergem esquemas de fracasso, crenças de desvalia, cujas estratégias de enfrentamento para livrar desses sentimentos acabam por levar a solidão e ao isolamento, alimentando o ciclo disfuncional.

O tratamento da depressão é historicamente baseado na farmacoterapia, ou seja, em medicamentos. No entanto, a Psicoterapia para transtornos depressivos baseados em evidências científicas, como, por exemplo, Terapia Cognitivo-comportamental (TCC) está de acordo, com as melhores diretrizes de prática clínicas da Associação Americana de Psiquiatria e Psicologia.

Portanto, Psicoterapia Cognitivo-comportamento (TCC) tem se mostrado com um dos principais tratamentos para a depressão, pois os pacientes relatam reduções significativas nos sintomas depressivos ao final do tratamento. O foco do tratamento psicoterapêutico está no processo de mudanças cognitivas, comportamentais e emocionais, o que implica em mudanças do modo de compreensão do indivíduo, das pessoas e coisas ao redor dele, ou seja, do passado, presente e futuro.

Fonte:

Bogucki, O. E., Craner, J. R., Berg, S. L., Wolsey, M. K., Miller, S. J., Smyth, K. T., ... & Sawchuk, C. N. (2021). Cognitive Behavioral Therapy for Anxiety Disorders: Outcomes From a Multi-State, Multi-Site Primary Care Practice. Journal of anxiety disorders, 78, 102345.

Procure um tratamento Psicoterapêutico especializado.

Miguel Ângelo Toledo CRP 06/174351

Whastapp: 19-999-99.9988 https://www.miguelangelopsicologo.com/