23 Oct
23Oct

Vamos falar sobre a Ansiedade

Primeiramente é necessário uma distinção precisa entre ser ansioso como uma característica da personalidade (eu sempre fui assim) e estar ansioso como uma resposta do organismo ao contexto (estou ansioso por determinado motivo).

Os aspectos mais dinâmicos da ansiedade como um estado são: nervosismo, fracasso percebido, sensação de inadequação e sensibilidade a decepções.A ansiedade-estado (estar ansioso) experimentada em situações ameaçadoras que são adaptativas, mas a ansiedade duradoura afeta a saúde física e mental, inclusive afetando o sistema imunológico. 

Ansiedade de estado manifesta-se quando um indivíduo se encontra em ambientes ou situações específicas que o fazem sentir-se ameaçado. A avaliação precisa do estado de ansiedade é importante porque pode ajudar a avaliar a eficácia de intervenções ou exercícios de curto prazo com o objetivo de reduzir a ansiedade e prevenir o desenvolvimento de transtornos de ansiedade, como Transtorno de Ansiedade Generalizada, Fobias, Ansiedade Social entre outras formas.

A ansiedade como traço da personalidade representa uma característica estável de um indivíduo que o torna mais propenso a sentir ansiedade em diferentes situações e contextos e reflete o risco de desenvolver um transtorno de ansiedade. 

Aspectos de estado e traços de ansiedade.

A ansiedade se apresenta de diversas formas, como reações fisiológicas com sentimentos de apreensão e nervosismo, e também possui dimensões cognitivas e comportamentais como preocupação, evitação. 

Está associado ao medo do futuro e o corpo reage com comportamentos compensatórios, às vezes, na forma da alimentação compulsiva, na ingestão excessiva de bebidas, em compras exageradas, entre outras formas.

Estudos propuseram que a ansiedade pode ser definida de duas maneiras, como um estado emocional e diferenças individuais na ansiedade como um traço de personalidade e enfatizou a importância de distinguir entre os dois. A intensidade, a duração e a frequência com que uma pessoa experimenta ansiedade-estado são previstas pelo seu nível de ansiedade-traço. 

Portanto, a ansiedade-estado é o resultado de uma interação entre a ansiedade-traço de um indivíduo e o contexto, ou seja, as contingências ambientais. Também é importante identificar todos os fatores que contribuem para a ansiedade-estado para minimizar erros de avaliação. 

A distinção precisa entre ansiedade-estado e ansiedade-traço beneficiaria a avaliação e, por conseguinte o tratamento mais adequado. A ansiedade pode ser causada por uma percepção de falta de competência para combater uma ameaça real ou percebida uma distinção mais clara entre estado e traço permite uma avaliação mais precisa da ansiedade para medir a eficácia dos tratamentos para os indivíduos ao longo do tempo.

A ansiedade-traço pode ser usada como um preditor básico da ansiedade-estado, e estudos mostram que experiências mais frequentes e níveis mais altos de ansiedade-estado se correlacionam com níveis mais altos de ansiedade-traço nas características de uma pessoa. 

Assim, quanto mais frequentemente você se apresenta com ansiedade-estado, maior a probabilidade de sofrer da própria ansiedade. Portanto, a intervenção precoce pode precisar enfocar os sintomas de ansiedade dinâmica identificados neste estudo que são mais passíveis de mudança.

Os melhores tratamentos psicológicos para os Transtornos da Ansiedade, ou seja, aqueles que apresentam validade científica comprovadas são a Terapia Cognitiva-comportamental (TCC), de acordo, Associação Americana de Psicologia.


Miguel Ângelo Toledo

Psicólogo Clínico

CRP 06/174351

Fonte:
Forrest, S. J., Siegert, R. J., Krägeloh, C. U., Landon, J., & Medvedev, O. N. (2021). Generalizability theory distinguishes between state and trait anxiety. Psychological Assessment, 33(11), 1080–1088. https://doi-org.ez128.periodicos.capes.gov.br/10.1037/pas0001060

Comentários
* O e-mail não será publicado no site.